segunda-feira, 10 de maio de 2010

Como Aprendes, Quando Aprendes

A aprendizagem é um processo pessoal, que envolve a totalidade da pessoa: o seu pensamento, as suas emoções, sentimentos e afectos, a sua história de vida. Ao aprender, o ser humano modifica-se e reorganiza-se interiormente. O modo como integramos uma informação ou novos conhecimentos resulta de uma síntese entre o que somos e o que sabemos, entre as representações do mundo que possuímos e o que se nos apresenta de novo. É isto que explica também que uma mesma informação tenha significados diferentes para diferentes sujeitos. Daí que não se possa ensinar a mesma coisa do mesmo modo a todas as pessoas.

  • A motivação - Aprende-se melhor e mais depressa se se tiver motivação. Motivado, tem-se uma atitude activa e empenhada no processo de aprendizagem e, por isso, aprende-se melhor. A motivação pode ocorrer durante o processo de aprendizagem, e não logo ao inicio.

  • Os conhecimentos anteriores – Há conhecimentos, aprendizagens prévias, que, se não tiverem sido concretizados, não te permitem aprender. Uma nova aprendizagem só acontece quando o material novo se incorpora, se relaciona, com os conhecimentos e saberes que possuímos.

  • A quantidade de informação – A nossa possibilidade de aprender novas informações é limitada: não podemos integrar grandes quantidades de informação ao mesmo tempo. Por essa razão, é necessário proceder-se a uma selecção da informação relevante organizando-a de modo a poder ser gerida em termos de aprendizagem.

  • A diversificação das actividades – A forma como aprendes pode determinar, em grande parte, o que aprendes. Quanto mais diversificadas forem as abordagens a um tema, quanto mais diferenciadas forem as tarefas, maior é a motivação e a concentração e melhor decorre a aprendizagem.

  • A planificação e a organização – A definição clara de objectivos, a selecção de estratégias, é essencial para uma aprendizagem bem-sucedida.

  • A cooperação – Determinados tipos de problemas são mais bem resolvidos e a aprendizagem é mais eficaz se trabalharmos de forma cooperativa. A aprendizagem cooperativa, ao implicar a interacção e a ajuda mútua, possibilita a resolução de problemas complexos de forma mais eficaz e complexa.

0 comentários:

Enviar um comentário