domingo, 9 de maio de 2010

Aprendizagem

APRENDIZAGEM

Aprendizagem – uma modificação relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, que resulta do exercício, experiência, treino ou estudo. É um processo que, envolvendo processos cognitivos, motivacionais e emocionais, se manifesta em comportamentos.

O ser humano é um ser inacabado, pouco dependente dos esquemas genéticos rígidos e é este seu carácter prematuro que o disponibiliza para a aprendizagem. O que parecia uma desvantagem, por o deixar totalmente dependente dos adultos durante tanto tempo, transformou-se numa capacidade para se adaptar ao meio de forma flexível.

A aprendizagem é assim a base do conjunto de comportamentos que distinguem o ser humano dos outros animais, o processo cognitivo que nos torna humanos.

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Existem comportamentos mais elementares que outros e que pressupõem diferentes formas de aprendizagem.

  •      Aprendizagens não simbólicas – resultam em comportamentos que estão directamente relacionados com estímulos do meio e que são previsíveis a partir da presença do estímulo.
  •      Aprendizagens simbólicas – envolvem a maneira como interpretamos a realidade e como regulamos o nosso comportamento; aquisição de conhecimentos, procedimentos e competências.

0 comentários:

Enviar um comentário