APRENDIZAGEM ASSOCIATIVA (mais complexa que a aprendizagem não associativa dado que para se aprender tem de se associar estímulos e respostas)
· Condicionamento Clássico - Ivan Pavlov
Experiência realizada por Pavlov para estudar os reflexos digestivos do cão:
O cão aprendeu a salivar ao som da campainha.
Este tipo de aprendizagem está presente quer nos animais quer nos seres humanos. É uma aprendizagem que não envolve a vontade do sujeito: o sujeito é passivo.
A resposta condicionada pode ser extinta: se o estímulo condicionado fosse apresentado várias vezes sem ser seguido do estímulo incondicionado, a resposta condicionada acabava por desaparecer.
· Condicionamento Operante – Skinner
Experiência realizada por Skinner com ratos utilizando a “caixa operante” ou “caixa de Skinner”:
- Colocou o rato na caixa operante
- O animal explora o ambiente cheirando, deambulando no interior da gaiola
- Por acaso, selecciona a alavanca recebendo uma porção de alimento
- A partir de várias tentativas bem-sucedidas, o rato passa a premir a alavanca para receber alimento.
O rato aprendeu a obter alimento: graças ao reforço (positivo), o animal aprendeu a carregar na alavanca.
Enquanto o reforço negativo visa aumentar a ocorrência do comportamento, o castigo visa diminuir ou evitar que um comportamento não desejável se repita.
0 comentários:
Enviar um comentário