domingo, 9 de maio de 2010

Aprendizagem Associativa

APRENDIZAGEM ASSOCIATIVA (mais complexa que a aprendizagem não associativa dado que para se aprender tem de se associar estímulos e respostas)

·         Condicionamento Clássico - Ivan Pavlov

Experiência realizada por Pavlov para estudar os reflexos digestivos do cão:


O cão aprendeu a salivar ao som da campainha.

Este tipo de aprendizagem está presente quer nos animais quer nos seres humanos. É uma aprendizagem que não envolve a vontade do sujeito: o sujeito é passivo.

A resposta condicionada pode ser extinta: se o estímulo condicionado fosse apresentado várias vezes sem ser seguido do estímulo incondicionado, a resposta condicionada acabava por desaparecer.

·         Condicionamento Operante – Skinner

Experiência realizada por Skinner com ratos utilizando a “caixa operante” ou “caixa de Skinner”:

  1.          Colocou o rato na caixa operante
  2.          O animal explora o ambiente cheirando, deambulando no interior da gaiola
  3.          Por acaso, selecciona a alavanca recebendo uma porção de alimento
  4.          A partir de várias tentativas bem-sucedidas, o rato passa a premir a alavanca para receber alimento.


O rato aprendeu a obter alimento: graças ao reforço (positivo), o animal aprendeu a carregar na alavanca.

Reforço negativo não é = Castigo

Enquanto o reforço negativo visa aumentar a ocorrência do comportamento, o castigo visa diminuir ou evitar que um comportamento não desejável se repita.

A recompensa é o procedimento ou estímulo usado para aumentar a probabilidade de resposta. Corresponde ao reforço positivo do condicionamento operante.


0 comentários:

Enviar um comentário