quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A Mente

Durante muito tempo associou-se o conceito de mente à dimensão cognitiva do ser humano. A mente era encarada como a manifestação da racionalidade humana e, independente dos sentimentos, emoções, desejos e afectos, permitia a produção do conhecimento científico (objectivo).
2.    Mais tarde conclui-se que a mente não se reduz à dimensão cognitiva, também implica a emoção, os sentimentos, a afectividade, a acção. A mente é um sistema que integra os processos cognitivos, emocionais e conativos, estabelecendo-se assim um conjunto de processos dinâmicos que interagem constantemente de forma complexa.

Processos MENTAIS:
  • Processos COGNITIVOS – relacionados com o saber, com o conhecimento, reportam-se à criação, transformação e utilização da informação do meio interno e exterior – “O quê?”
  • Processos EMOTIVOS – relacionados com o sentir, são estados vividos pelo sujeito que correspondem às vivências de prazer e desprazer e à interpretação das relações que temos com as pessoas, objectos e ideias – “Como?”
  • Processos CONATIVOS – relacionados com o fazer, expressam-se em acções, comportamentos e correspondem à dimensão intencional da vida psíquica – “Porquê?”

0 comentários:

Enviar um comentário