domingo, 9 de maio de 2010

Aprendizagem Associativa

APRENDIZAGEM ASSOCIATIVA (mais complexa que a aprendizagem não associativa dado que para se aprender tem de se associar estímulos e respostas)

·         Condicionamento Clássico - Ivan Pavlov

Experiência realizada por Pavlov para estudar os reflexos digestivos do cão:


O cão aprendeu a salivar ao som da campainha.

Este tipo de aprendizagem está presente quer nos animais quer nos seres humanos. É uma aprendizagem que não envolve a vontade do sujeito: o sujeito é passivo.

A resposta condicionada pode ser extinta: se o estímulo condicionado fosse apresentado várias vezes sem ser seguido do estímulo incondicionado, a resposta condicionada acabava por desaparecer.

·         Condicionamento Operante – Skinner

Experiência realizada por Skinner com ratos utilizando a “caixa operante” ou “caixa de Skinner”:

  1.          Colocou o rato na caixa operante
  2.          O animal explora o ambiente cheirando, deambulando no interior da gaiola
  3.          Por acaso, selecciona a alavanca recebendo uma porção de alimento
  4.          A partir de várias tentativas bem-sucedidas, o rato passa a premir a alavanca para receber alimento.


O rato aprendeu a obter alimento: graças ao reforço (positivo), o animal aprendeu a carregar na alavanca.

Reforço negativo não é = Castigo

Enquanto o reforço negativo visa aumentar a ocorrência do comportamento, o castigo visa diminuir ou evitar que um comportamento não desejável se repita.

A recompensa é o procedimento ou estímulo usado para aumentar a probabilidade de resposta. Corresponde ao reforço positivo do condicionamento operante.


Aprendizagem Não Associativa

APRENDIZAGEM NÃO ASSOCIATIVA

·         Aprendizagem por habituação

Habituação – consiste em aprender a não reagir a determinado estímulo; consiste em reconhecer, como familiares, e ignorar estímulos insignificantes que são monotonamente repetidos. (exemplo: os habitantes de uma cidade podem quase não reparar no ruído do tráfego dentro de casa, mas podem ser acordados pelo ruído dos grilos no campo).

Se reagíssemos a qualquer alteração do meio, a nossa vida seria um inferno. Da imensa quantidade de estímulos a que estamos sujeitos em cada momento, ignoramos a maior parte deles porque nos habituamos, não lhes dando, por isso, atenção. É então graças à habituação que conseguimos seleccionar do meio ambiente o que nos interessa, centrando a nossa atenção no que é essencial para nós.

·         Aprendizagem por sensitização

Enquanto, pela habituação, se aprendem as características de um estímulo sem importância ou benigno, pela sensitização, aprendem-se as propriedades de um estímulo ameaçador ou prejudicial.
Através da sensitização, os seres humanos e os outros animais aprendem a apurar os seus reflexos para se prepararem para a defesa ou para a fuga.


A habituação e a sensitização (formas mais simples de aprendizagem) são duas formas de aprendizagem não associativa porque o indivíduo aprende as características de um só tipo de estímulos.

Aprendizagem

APRENDIZAGEM

Aprendizagem – uma modificação relativamente estável do comportamento ou do conhecimento, que resulta do exercício, experiência, treino ou estudo. É um processo que, envolvendo processos cognitivos, motivacionais e emocionais, se manifesta em comportamentos.

O ser humano é um ser inacabado, pouco dependente dos esquemas genéticos rígidos e é este seu carácter prematuro que o disponibiliza para a aprendizagem. O que parecia uma desvantagem, por o deixar totalmente dependente dos adultos durante tanto tempo, transformou-se numa capacidade para se adaptar ao meio de forma flexível.

A aprendizagem é assim a base do conjunto de comportamentos que distinguem o ser humano dos outros animais, o processo cognitivo que nos torna humanos.

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Existem comportamentos mais elementares que outros e que pressupõem diferentes formas de aprendizagem.

  •      Aprendizagens não simbólicas – resultam em comportamentos que estão directamente relacionados com estímulos do meio e que são previsíveis a partir da presença do estímulo.
  •      Aprendizagens simbólicas – envolvem a maneira como interpretamos a realidade e como regulamos o nosso comportamento; aquisição de conhecimentos, procedimentos e competências.